top of page
309984837_204401115263628_7485865440545956598_n.jpg

De fácil leitura e dedicado a todas as faixas de publico, o Almanaque de Canela foi elaborado com a colaboração de famílias locais que atravessaram gerações e contaram um pouco da sua historia lembrando costumes de diferentes épocas e como era a vida dos que começaram a formação da cidade.

Assim que as edições impressas esgotaram tivemos a ideia de disponibilizar o conteúdo através de um site onde pudéssemos publicar atualizações e abrir espaço para novos colaboradores e novas historias que podem ser permanentemente atualizadas.

O Almanaque de Canela conta sobre a historia e o turismo da cidade. Tem o formato e a linguagem de almanaque popular, para ser acessível a todas as faixas de público. Além disso, os almanaques não são obras acabadas, ao contrário, são obras que devem ser alimentadas com os novos acontecimentos da cidade tecendo dia a dia a história do lugar.

O Almanaque de Canela reúne informações úteis que podem ser usadas como fonte de pesquisa, narrativas e fatos pitorescos, datas e dados históricos, contados em forma de linha do tempo e traçando um paralelo com os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. É ilustrado com imagens do acervo das primeiras famílias da cidade e seus descendentes, intercaladas com reproduções de revistas e documentos de época. Em ordem cronológica, conta um pouco da história dos primórdios de Canela, enfatiza os primeiros 75 anos de emancipação do município e resume em cada década o que aconteceu na cidade desde a chegada do primeiro casal de imigrantes alemães no Caracol até os novos empreendimentos daqui para frente.

Desde sua concepção  o Almanaque de Canela  teve a valiosa contribuição de Antônio Olmiro dos Reis, colecionador e guardião de muitos arquivos, fotos e informações sobre acontecimentos e pessoas que fazem parte da história  de Canela. Teve também a colaboração do escritor especializado em historia do Brasil, Eduardo Bueno com lindos textos sobre a região. A participação de pesquisadores e escritores como Pedro Oliveira,  o biólogo Vitor Hugo Travi,  a jornalista Luciana Zanatta,  a autora e atriz Lisiane Berti  além de textos e colaborações de importantes profissionais da comunidade. Arte e design são de Adriana Guimarães e direção editorial e edição da jornalista Liliana Reid.

Realização:

Liliana Reid

Bacharel em Comunicação pela PUC/RS, sou jornalista, editora e produtora

cultural. Nos anos 70 e 80 trabalhei como apresentadora na RBS TV e na TV Guaíba. Mudei para o Rio de Janeiro onde trabalhei como executiva em eventos nacionais e internacionais por 16 anos. Nesse período viajei muito e vivi um ano na Espanha trabalhando para o Pavilhão do Brasil na Expo Universa l de Sevilla. De volta ao sul escolhi morar em Canela pensando em ter uma vida mais tranqüila. Foi quando descobri que a inquietação por fazer e empreender estava dentro de mim e não no lugar em que morava. Entrei para o Convention Bureau das Hortênsias, trabalhei como Secretária de Turismo, criei o Empório Canela e produzi durante 15 anos o Canela Foto Workshops. Sempre amei escrever e penso que as pessoas precisam registrar suas histórias, aventuras e memórias. Com a contribuição dos fotógrafos que trouxemos para a cidade, editei meu primeiro livro, Imagens de Canela - em parceria com o Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais. Depois veio a edição de Uma História de Canela para o Centenário do Grande Hotel Canela e agora este Almanaque que se transformou numa história sem fim, pois a cada entrevista feita, veio a ideia de fazer mais livros.

Adriana Guimarães

Formada em Decoração e Design pela Universidade Estácio de Sá - RJ, atuo na área de comunicação visual desde 1997, quando tive a oportunidade de trabalhar como arte finalista na Otto Desenhos Animados. Sempre fui muito inquieta e curiosa, estudei muito, fiz diversos cursos e de lá para cá trabalhei em muitas áreas e lugares diferentes: arte finalista de estúdios gráficos (no tempo que ainda nem existia computador), produtora de televisão, decoradora, dona de loja de decoração, cenógrafa assistente na Rede Globo, designer em escritórios de arquitetura...

Hoje, morando em Canela, atuo na minha própria empresa desenvolvendo projetos para diferentes segmentos: apresentações gráficas de projetos arquitetônicos e cenográficos, comunicação visual, web design, mídias sociais.

bottom of page