top of page
Foto do escritorAlmanaque de Canela

1910 a 1919

Atualizado: 5 de ago. de 2024

1912

O sonho do trem toma forma

No começo do ano, João Corrêa e seu filho Janguta começaram a planejar a linha férrea que uniria Taquara a Canela. A firma João Corrêa e Filhos vendeu 20 colônias de pinhais para a Companhia Florestal para levantar fundos para a construção da via que dois anos depois, em 1914 inaugurou o trecho Taquara-Sander. Mas a Guerra chegou e as obras só foram retomadas em 1916.


1913

Um povoado crescia no Caracol

O primeiro sinal de desenvolvimento turístico de Canela ocorreu no Caracol, local de ambiente muito calmo, habitado por aproximadamente 350 pessoas, a maioria delas descendentes de Guilherme Wasem. A tranqüilidade do local passa a ser substituída pelo movimento de pessoas, que compravam terras da família Wasem, e pela implantação da Companhia Florestal, no ano de 1913, para a extração de madeira da região. Com isso, a localidade passa a contar também com novos moradores, trabalhadores das serrarias juntamente com as suas famílias.

No Caracol, a Companhia Florestal Rio-Grandense adquiriu terras no ano de 1913 e 1914, instalando, a partir de então cinco serrarias e abrindo estradas - que ligavam Caracol a outras localidades - a princípio, para passagem das carretas puxadas por várias parelhas de bois carregadas de toras de madeira. As serrarias eram movimentadas e motorizadas por meio de rodas giratórias, com água dos arroios.

 














A Linha Banhado Grande, com a entrada da Cia. Florestal, começou a ter alguns poucos moradores a partir de 1913 e se intensificou a  exploração das matas de araucária desta região e a instalação de serrarias para o beneficiamento das madeiras. Todo o entorno desta grande área passou a ser povoado em função destas atividades. A Companhia Florestal contratou o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, para planejar e executar diversas estradas, entre elas a que ligava a localidade do Caracol até o Banhado Grande e dali até o Saiqui pela estrada Tubiana.














Casa comercial, no Caracol, do Sr. Hellmutth Schmitt.

Carretas com sete mulas transportavam a madeira.




1914

O Mundo entra em Guerra

A Primeira Guerra Mundial começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados (Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais, a Alemanha e a Áustria-Hungria. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.



 









1916

Taquara e Sander

Inaugura o trecho de 20km  da estrada de ferro entre Taquara e Sander que facilitou a chegada dos veranistas ao hotel e pensões que existiam em volta do Caracol.


O Primeiro Hotel do Caracol

Com a ampliação do ramo madeireiro, mais pessoas aproveitaram o progresso para se instalar na região do Caracol, para fixar residência, e abrir novas empresas de comércio. Com isso veio a necessidade de se construírem pensões para atender aos clientes das serrarias e, para os turistas que começavam a chegar em busca de frio e neve. Para atender a essa demanda, Alvino Sonnenstrahl instalou o primeiro hotel do Caracol, que foi inaugurado no ano de 1916, sendo vendido pouco depois para Roberto Werner e conhecido como Hotel e Pensão Werner.

A imagem do folhetim do Hotel e Pensão Werner no Caracol, com a seguinte informação:

1º Hotel, Veraneio e Turismo. Modelar,

único no gênero. Pioneiro no

Rio Grande do Sul. Caracól, 1916.

Sport de natação, iluminação

e orchestra própria.


O hotel oferecia cancha para esportes, cavalos para passear pelo Caracol, natação em uma piscina natural no poço do arroio Caracol e até uma orquestra. Para os apreciadores de caça e pesca que havia em abundância, e para as famílias que permaneciam em torno de dois a três meses no Caracol havia os chalés.


A propaganda sobre as belezas do Caracol distribuída em outras cidades, fez com que o turismo aumentasse rapidamente apesar das dificuldades de acesso da época. Uma das comodidades oferecidas pelo Hotel e Pensão Werner aos veranistas foi o fato de serem recebidos pela direção do hotel na estação de trem em Sander, Três Coroas. Após descerem do trem, eram conduzidos até o hotel no Caracol. A viagem levava em torno de oito horas.


O Nasce o Grande Hotel Canela

Foi no Natal de 1916 que Dona Luiza Burmeister Corrêa  acostumada a receber em sua casa os importantes convidados do marido João Corrêa, enquanto ele vivia em constantes viagens para conseguir trazer o trem para a serra, vendo o turismo prosperar com os hotéis e pensões do Caracol, decidiram transformar a sua casa em Hotel.  Assim foi gerado o embrião do Grande Hotel Canela, o primeiro do Campestre que já começou a receber hospedes em janeiro de 1917. João Corrêa costumava  convidar amigos e autoridades. Queria mostrar a quem pudesse as belezas do lugar.

(foto do livro de hospedes com a data + foto do terreno com as cabanas do hotel antigo)

A história completa de João Corrêa e do Grande Hotel está

contada no livro “Uma História de Canela”, escrito para a

comemoração do Centenário do hotel.



1917 - A extração da madeira - Esta foto do ano de 1917 mostra o trabalho de extração da madeira em meio à mata no Caracol.

(foto referência)


A Escola do Caracol - Com a população do Caracol crescendo também houve a necessidade de aulas para aprenderem a ler e escrever. Havia os filhos dos trabalhadores das madeireiras e dos moradores locais.  Pedro Franzen, dono de terras no Caracol e do Castelinho cedeu um local para a construção de uma escola e assim surgiu a Escola Isolada do Caracol que teve como professores primários Bruno Boelter e Amélia Boelter. Anos após, Cora Franzen, filha de Pedro Franzen, assumiu as aulas e passou a ensinar a aproximadamente 60 crianças do ensino primário. Em 1943, a escola passou a denominar-se Escola Rural Isolada do Caracol.


1918

Fim da Primeira Guerra Mundial – (pesquisa)

 

No Banhado Grande, o Sr. Nico Narciso tinha uma considerável área de terra. Junto com Narciso Ferreira, Adolino Wilchen e Reinaldo Muller foi um dos doadores do terreno para a construção da Capela Santa Cecília, situada à frente do mesmo lugar escolhido para fazer sua propriedade. O Sr. Narciso tinha carretas puxadas por bois, para o transporte de madeira. A casa servia para residência, casa de comércio e Capela Santa Cecília

salão de baile. No local também funcionou um açougue, sendo que foram conservados no porão os ganchos para pendurar as peças de carne, instalados nas vigas de madeira falquejada e no térreo as antigas prateleiras do armazém, segundo relatou a atual proprietária da casa, Sra. Margarida Weber, onde funciona o Alecrim.


A casa restaurada onde hoje está o Alecrim.


Entra em funcionamento o Hotel de Henrique Feltes para acomodar negociantes e  viajantes. Durou até o final dos anos 30.


1919



11º presidente da república entre

1919 e 1922. O período de governo

foi marcado por revoltas militares

que acabariam na Revolução de

1930, a qual levou Getúlio Vargas

ao governo central.



O Trem chega na Várzea - João Corrêa e seus filhos conseguem fazer o trem chegar a Várzea Grande. Mas nesse ponto haveria um grande problema: a subida da montanha era um desafio que os mais renomados engenheiros não acreditavam ser possível transpor. Mas João Corrêa, para quem nada parecia ser impossível não desistiria, mesmo que para tanto esgotasse seus recursos e sua saúde. E conseguiu, com uma ideia inédita: O Rabicho!


Você Sabia?

O Rabicho

O rabicho era um trecho muito emocionante da estrada de ferro que chegava em Gramado e Canela. Havia uma subida tão íngreme a ser vencida que a marcha do trem precisava ser invertida para poder subir. Quando chegava à Várzea Grande, as pessoas desciam do trem e iam refrescar-se e lanchar em um armazém com vinhos, queijos, salames e doces que ficava próximo. O trem por sua vez, subia uma rampa de marcha à ré para pegar força. Depois que passava esse pedaço tenebroso, as pessoas voltavam a subir no trem e seguiam viagem. Esse lugar está sendo restaurado e pode ser visitado...... (pegar endereço e detalhes do atrativo turístico)


O Álbum do Trem

O Correio do Povo do dia 11 de julho de 1919 publicou uma notícia sobre “um interessante álbum confeccionado pela agência Kosmos contendo 84 fotos tiradas com muita nitidez mostrando os vários aspectos da construção da via férrea Taquara a Canella de propriedade do Sr. João Corrêa e Filhos. Esse álbum existe até hoje em perfeito estado de conservação e pertence ao acervo do Grande Hotel Canela.

Esse álbum existe até hoje em perfeito

estado de conservação e pertence

ao acervo do Grande Hotel Canela.


7 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page