top of page

1970 a 1979

Atualizado: há 1 dia

1970


Aposta no Turismo

Como reflexo do fechamento das madeireiras, muitas empresas de setores variados fecharam suas portas. Surge então a oportunidade de construção do Hotel Charrua, de propriedade de Ernani Dieterich, que passou a necessitar de mão de obra para a construção e posteriormente para o trabalho no ramo hoteleiro. Nos anos seguintes, no mesmo segmento hoteleiro, aconteceram as construções do Hotel Laje de Pedra e do Hotel Continental. Apesar de continuar belíssima, Canela já não tinha mais a fama de outros tempos e precisava apostar no turismo para impulsionar o seu desenvolvimento.

 

1972


Um Carrilhão de Presente

A Igreja Matriz recebeu um carrilhão de 12 sinos de bronze, que leva o nome de Carrilhão da Independência, por ter sido inaugurado oficialmente na torre da igreja no dia 07 de setembro de 1972, data do Sesquicentenário da Independência, e foi fabricado pela fundição Giacomo Crespi.


Doados por João Bolognesi, em memória e cumprimento da vontade de sua esposa, Dona Gilda Bolognesi. Ficaram sem funcionar por cerca de 20 anos e somente no final de 2005 é que voltaram a soar.

 

1973

Padre Marchesi recebe o título de cidadão canelense

No dia 30 de novembro, o Cônego João Marchesi recebeu das mão do Prefeito Ernani Reis o título de cidadão canelense.


O Movimento Escoteiro em Canela

No dia 9 de dezembro, com uma cerimônia realizada na antiga Praça das Nações, foi fundado o Grupo Escoteiro Abaetê. Fizeram suas promessas: Paulo Nestor Felippetti, como chefe de grupo; Norberto Wilm e Enio Zini, como chefes dos lobinhos; e Roberto Engelbrecht, como chefe da tropa escoteira.


1975


Fim do Ginásio

No dia 3 de dezembro de 1975, as manchetes do jornais pegaram todos de surpresa anunciando o fechamento do Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora. O Colégio das Irmãs Bernardinas fechava suas portas vencido pelo déficit que se acumulara nos últimos anos. Com aprovação do Arcebispo, o Cardeal Dom Vicente Scherer, os estudantes remanescentes foram distribuídos por outras escolas e o imponente prédio transformado em Casa de Retiro Espiritual, Cursilhos e Encontro de Jovens e Espaço para Congressos e Conferências.


A construção do Laje de Pedra

O neto de João Corrêa, José Luiz Corrêa Pinto, herdeiro das terras do Laje de Pedra, se associou ao Grupo Habitasul para a construção do imponente Hotel Laje de Pedra, num dos mais lindos terrenos de Canela. Um ano após a inauguração deste empreendimento José Luiz saiu da sociedade.


O Hotel Laje de Pedra sediou a partir da sua inauguração, em 1978, alguns dos mais importantes eventos acontecidos na cidade, como a Festa Nacional do Disco em 1981 - reunindo os maiores artistas brasileiros, e o Encontro dos Presidentes do Mercosul em 1992, onde foi assinada a Declaração de Canela. O Laje de Pedra também se tornou o primeiro condomínio de luxo da Serra. Um novo e importante passo para o desenvolvimento do turismo.


Participação especial!

José Vellinho Pinto estava recém formado em engenharia quando seu pai, José Luiz Corrêa Pinto, construtor do Laje de Pedra, o convocou para a obra. Ele chegou a Canela em dezembro de 1977 e nunca mais saiu. No final dos anos 70, depois de entregue a obra, José optou por continuar em Canela, criou sua própria empresa de empreendimentos imobiliários e começou a construir. Mas o sangue da política corria forte nas veias dessa família - o avô José Vasconcellos Pinto, fora intendente de Cruz Alta e deputado estadual, e em Canela os tios João Alfredo Corrêa Pinto e Pedro Paulo Corrêa Pinto também eram políticos - e José Vellinho tomou gosto pelo dever civil de contribuir com a cidade que escolhera para viver e criar seus filhos, envolveu-se com a campanha do tio para prefeito, com os ideais do partido e virou político também. No Estado foi Presidente da CRTUR, Presidente da CRT e Presidente da FEEPS. Em Canela, foi eleito prefeito por três vezes, em 1989, 1997 e 2000, e em 2020 foi eleito vereador.


Do primeiro casamento com Mariela Schlieper, tem duas filhas, Martina e Manuela, e os netos Frederico e Antonella. Do segundo casamento com Mara Zanatta Kunrath, os filhos Bárbara, Ana Vitória e José Francisco. Atualmente é casado com Adriana Guimarães.


1976


SESI em Canela

Na gestão de Olício Port frente à ACIC, foi conquistada a instalação de uma unidade do Serviço Social da Indústria (SESI), que pouco mais adiante, em 1980, inaugura o Centro de Lazer Dr. Ildo Meneghetti. Após esta conquista, Olício Port, que foi reeleito em 1978, se afasta dos trabalhos da entidade para se dedicar ao curso de pós-graduação em Direito na Universidade de Caxias do Sul. Sem novas eleições, a ACIC ficaria desativada até 1983.

 

1977


Decana da Hotelaria

Anita Corrêa é homenageada como Decana da Hotelaria no Rio Grande do Sul, o que significa que ela era o membro mais antigo da classe hoteleira no Estado.


Falece O Cônego João Marchesi

No dia 15 de junho de 1977, faleceu no Hospital de Caridade de Canela, aos 74 anos, o Cônego João Marchesi.


Nesse dia, os sinos tocaram de hora em hora, e seu corpo foi velado na Igreja Matriz onde se encontra sepultado. A Rádio Clube só tocou músicas clássicas e toda a cidade parou em sua homenagem. A missa de corpo presente foi celebrada pelo Arcebispo Dom Vicente Scherer, pelo Bispo Dom Benedito Zorzi, por 83 sacerdotes e toda a população da cidade.


Em sua homenagem, e Prefeitura municipal nomeou uma escola e uma avenida com seu nome, perpetuando ainda mais a sua memória em Canela.


1978


Pedro Dias assume a Rádio Clube

Pedro Raymundo Dias, empresário do ramo do comércio de material de construção, sem nenhuma ligação com comunicação, tampouco ouvinte da rádio, adquiriu o controle acionário da emissora, para surpresa da família. Pedro estava preocupado com a cidade, para ele, Canela não podia deixar de ter uma rádio. Apaixonado pela comunidade e sua história, ele começa então a luta para aquisição da Rádio.


Após a concessão definitiva, a grande dificuldade foi reconquistar a audiência, trocar equipamentos artesanais e obsoletos e criar uma programação diferenciada com mais potência. Ele não só conseguiu, como dedicou toda a sua vida a administrar, criar, gerir e dar voz a inesquecíveis transmissões, deixando um legado de profissionalismo e amor pela sua Rádio Clube de Canela.


1979


Criado o Corpo de Bombeiros Voluntários de Canela

O Corpo de Bombeiros de Canela foi fundado em 24 de outubro de 1979, pelo Decreto nº 514/79, como Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários, posteriormente passou para a Prefeitura Municipal. Em 31 de Janeiro de 2006, passou a ser Comandado pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.

Frederico Zorzan era secretário de governo da Prefeitura de Canela, e foi o grande mentor e incentivador que ajudou a reunir os cidadãos da comunidade que, de forma cooperativada, se estruturaram comprando mangueiras e o equipamento necessário.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


A  CONSTRUÇÃO DESTE SITE CONTOU COM O APOIO DAS EMPRESAS APRESENTADORAS QUE TAMBÉM SÃO PROTAGONISTAS DESTA HISTÓRIA:

88.5.png

Que tal ouvir a Clube     enquanto navega?

  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook

©2024 por Almanaque de Canela. 

bottom of page