1980 a 1989
- Almanaque de Canela
- 19 de abr. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
1980
Escolas Municipais
O vice-prefeito em exercício, Benito Bertoluci, decreta a criação e a denominação de Escolas Municipais de Canela, com a sua localização e data de início de funcionamento das atividades docentes. Foram municipalizadas 29 escolas, sendo a mais antiga, Santos Dummond, de 1947, no Chapadão.
1981
I Festa Nacional do Disco

No dia 24 de junho, Canela ganhou a capa de todos os jornais e transmissão ao vivo da Televisão Guaíba para uma Rede Nacional de Emissoras de TV. Mais de 40 artistas ocuparam o Hotel Laje de Pedra: Roberto Carlos e Miriam Rios, Gonzaguinha, Ivan Lins, Nara Leão, Martinho da Vila Djavan, Dona Ivone Lara, Gretchen, Fafá de Belém, cantores, produtores musicais e bandas. Todos se reuniram para discutir os novos rumos da música brasileira e para muita confraternização.
Canela ganhou sua Calçada da Fama, com as mãos dos cantores marcadas no cimento em frente a praça, e o Cine Marabá lotou com os canelenses para assistir ao Roupa Nova e outros vários grupos.
1982
O chocolate que nasceu no Caracol
A Caracol Chocolates, uma das chocolateiras artesanais mais famosas do Brasil, foi criada em 1982, em Canela, por Ozi Noel e batizada com esse nome em homenagem a Cascata do Caracol. Em frente a Catedral de Pedra está instalada uma de suas principais lojas, em respeito a sua cidade de origem. Ozi Noel é casado com Rosa Maria da Silva Nunes, neta de Pedro e Maria Irma Nunes, os antigos donos da Cascata do Caracol.
Estação Férrea

A ex-estação férrea foi restaurada pela administração pública da época e transformada em um centro cultural. O espaço passou a abrigar a Casa do Artesão, local destinado à venda de artigos artesanais feitos por artesãos de uma associação, o Centro de Informações Turísticas e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do município.
Fogo
No dia 1º de abril a Fábrica de Acordões Sonelli foi totalmente consumida por um incêndio. Desde 1953 fabricava acordões. Em 1961 funcionou onde hoje é o centro de Feiras.
1983
O Solar das Hortênsias
O Solar das Hortênsias foi construído por um colecionador de arte e antiguidades que se utilizou, parcialmente, de material oriundo do Solar de Dom Diogo de Souza, o primeiro capitão-geral da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre os anos 1809 e 1814. Localizado na Av. Carlos Gomes, em Porto Alegre, foi adquirido em 1960 pelo casal Eva e Wolf Sopher, que nele residiu até 1980 e, posteriormente, doou para o governo do Estado em 1981.

Remontado peça por peça na parte mais alta do terreno do Palácio das Hortênsias, o Solar foi inaugurado em Canela no ano de 1983 e passou a ser a residência oficial de verão do Governador do Estado, substituindo o antigo prédio, que ficou como local para acomodar os assessores e equipes técnicas do governo. Em algumas ocasiões, o Solar abriu suas portas para visitação da comunidade, como foi o caso da Exposição do Canela Foto Workshops, em 2010. O Solar está historicamente relacionado com o governo do Rio Grande do Sul desde a primeira década do Século XIX.

ACIC é reativada e permanece ativa
A ACIC volta a unir os associados em 1983 para retomar sua caminhada, que desta vez não seria mais interrompida. São colocadas como prioridades o restabelecimento de uma sede, a organização do quadro social e a criação de uma secretaria executiva. Além disso, a ACIC inaugura uma nova estrutura administrativa com a criação das vice-presidências do comércio, indústria e serviços. Nesta época, a entidade começa a apoiar sistematicamente os eventos do município, principalmente com campanhas publicitárias.
Em 1984, a Associação, já com 139 sócios instala sua sede junto à Cooperativa de Crédito Serrana e, pouco tempo depois, instala o SINE (Serviço Nacional de Empregos). O então presidente deixa a entidade e o empresário Adelar Dias assume a presidência até a eleição da nova diretoria, que acontece em 25 de novembro de 1985 quando Libório Schlieper é escolhido para liderar a entidade até 1987.
Outro incêndio
Um grande incêndio atingiu a Casa Paroquial Luterana no dia 9 de maio de 1983, onde residia o então pastor Irineu Valmor Wolf, não sobrando nada no seu interior, exatamente no dia em que a Rua do Desporto passaria a se chamar Rua Martinho Lutero.
Uma comissão organizou a reconstrução da Casa Paroquial, envolvendo toda a comunidade canelense e, recebendo importante auxílio da Fundação Gustavo Adolfo, da Alemanha. A família Urbani cedeu uma casa para o pastor, enquanto a nova moradia não ficava pronta. Após a reconstrução da Casa Paroquial, teve início uma campanha para obtenção de fundos para a construção do pavilhão de esportes. Uma grande festa foi organizada para angariar fundos, no Saiqui, que somados aos valores já existentes em caixa, possibilitaram a construção do Pavilhão de Esportes da Comunidade Evangélica, inaugurado oficialmente em dezembro de 1987.
1986
A qualificação do ensino e da cultura em Canela

Além da municipalização das escolas, Canela passou a contar com o Polo Universitário Região das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), desde o ano de 1986, e com a Escola de Ensino Superior Castelli, desde 1987, ambos com o foco de formação voltada para a área administrativa, hoteleira e turística, o que acabou atraindo grande número de estudantes de várias localidades do Brasil.

Canela no Miss Brasil
Após vencer os concursos de Miss Canela e Miss Rio Grande do Sul, Deise Nunes foi eleita Miss Brasil, representando Canela, e quebrou um tabu ao se tornar a primeira afro-brasileira a conquistar o título.
1987
Festival de Teatro de Canela
É realizada a primeira edição do Festival de Teatro de Canela, que foi um marco na história da cidade e abriu portas para outros eventos, como o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, que teve sua primeira edição dois anos depois, em 1989.
1988
O Sonho vira Realidade

Naquele tempo, dezembro ainda era um mês de baixa temporada para o turismo. Mesmo assim, com o esforço da comunidade que trabalhou unida para enfeitar a cidade, liderada pelo Secretário de Turismo da época, Rudimar Anghinoni, o Sonho de Natal foi oficializado pelo Prefeito Ernani Reis bem no dia de sua abertura, 10 de dezembro de 1988.
Nesta noite, o Papai Noel percorreu a rua Felisberto Soares em um calhambeque. Os comendadores que ajudaram a arrecadar fundos e os organizadores caminharam à frente. Entre estes se destacaram: Renate e Juarez Lied dos Santos, Rosane Willrich Parmegiani e Geordano, Maristela e Lucio Neumann, Maria Aparecida e Egon Arnold, Maria Gorete e Luiz Onero Hoffmann, Leila e Marco Antonio Voges Boeira, Márcio André Sauer Dias, Ciro Cristovâo Dias, Eva Catharina e Clóvis Donadel da Silva, Ignêz e Rudy Zanatta, Edvino Otto Seibt e o Terno de Reis da Família Seibt, a Banda Municipal, escolas e empresários. Cerca de 15 mil pessoas assistiram.
1989
A Concessão da Rádio Clube FM
A concessão da Rádio Clube FM 88.5 foi assinada pelo Governo Federal exatamente no dia 13 de março de 1989, apenas dois dias antes de vencer o mandato do presidente José Sarney.

A história iniciou alguns anos antes, com a solicitação de concessão por Pedro Raymundo Dias, em nome da Rádio Clube de Canela. O processo estava emperrado na comissão correspondente no Congresso Nacional. Foi aí que entrou a influência do amigo pessoal de Pedro Dias, Fernando Ernesto Corrêa, diretor da RBS que intercedeu para a solução rápida do processo. O deputado Antônio Brito e o senador José Fogaça foram decisivos para a aprovação do projeto e a consequente concessão de funcionamento. Para gerar um som 100% limpo aos ouvinte, foram adquiridos equipamentos de última geração e da mais avançada tecnologia existente.

O Hotel Continental
Começa a funcionar em Canela, marcando o início de uma época de Turismo de Negócios com congressos e eventos coorporativos.

O Parque Estadual do Caracol
Através de convênio assinado entre o Governo do Estado e o Município, passa a ser administrado pela Prefeitura, gerando recursos da bilheteria para a Secretaria de Turismo de Canela.

Comments