2000
Os 500 anos do Brasil e Canela por Eduardo Bueno
No momento em que o milênio virou e o descobrimento do Brasil completou 500 anos, no raiar do ano 2000, o município de Canela tinha pouco mais de meio século de emancipação. Mas não deixa de ser revelador pensar que quando a esquadra de Cabral chegou a Porto Seguro, já havia na Serra Gaúcha araucárias que seguem em pé até hoje; que a cascata do Caracol já se despencava no abismo de basalto há milhões de anos; que “avós” da caneleira que daria nome à cidade já fincavam suas raízes na terra e que dezenas de grupos de indígenas Caingangue já se alimentavam de pinhões e mel e se abrigavam em suas “casas subterrâneas”. Esse legado precisa ser preservado - ele está na essência de Canela.
Segundo Milênio, a hora e a vez das novas gerações
A virada do milênio fez uma reviravolta também na vida das pessoas. Os jovens da nova geração de empreendedores perceberam a importância de conhecer mundo para trazer novos conhecimentos para implantar em Canela. A população cresce e as antigas casas começam a ser substituídas por novos prédios e projetos arquitetônicos diferenciados que aos poucos mudam a cara da cidade. Através de um termo de cessão assinado entre o Estado e a Prefeitura, Canela ganha uma parte do Parque do Palácio das Hortênsias destinado ao lazer da comunidade. Os bons filhos a casa tornam, super qualificados e dispostos a transformar a Região.
Mãos do Mundo
Rafael Zilio e Patricia Picolli foram dos primeiros empreendedores que chegaram a Canela trazendo uma novidade que iria marcar época e encantar moradores da região e turistas. A loja Mãos do Mundo inovou no novo milênio criando um mercado voltado para o artesanato e as manifestações artísticas do oriente.
Em Canela criaram suas duas filhas, Laura e Luiza que dão sequência aos empreendimentos da família.
2001
Início do Século XXI que compreende o período de segunda-feira 1° de janeiro de 2001 até sexta-feira 31 de dezembro de 2100. O século XXI é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio.
Excelência em Hotelaria
Geraldo Castelli criou a Escola Superior de Hotelaria, credenciada junto ao Ministério da Educação, para executar o Curso de Hotelaria, bacharelado, em Canela. A Castelli Escola Superior de Hotelaria teve, em sua concepção, uma forte influência das principais escolas europeias do gênero, devido a vivência, durante sete anos em diversos países europeus, principalmente na Suíça onde Geraldo realizou seus estudos.
Jovens empreendedores
Quem: Silvana Castelli
Naturalidade:
O que faz: Administradora, Especialista em Marketing, Mestre em Educação, com ênfase em Hospitalidade. Atuou por mais de 7 anos na área de marketing de empresas, dentre elas, Cartier (Suíça), L’Oréal (RJ), Taurus (RS), Univias (RS), ingressando na área da educação no ano de 2001. Foram 18 anos na gestão da Castelli Escola Superior de Hotelaria, onde assumiu também a direção da Castelli Escola de Chocolataria em 2012.
Aldeia da Mamãe Noel
Nos anos de 1990 até 2006, a Casa dos Fleck abrigou a Aldeia da Mamãe Noel, um parque temático que funcionou temporariamente em Canela. A casa foi toda decorada com motivos natalinos, além de exposição de fotos e brinquedos antigos, entre eles muitas bonecas de pano. Os visitantes eram recebidos pela Mamãe Noel e funcionava o ano todo. Tinha também uma área externa coberta, playground, sala de recreação e trenzinho. O túnel de luzes também era uma das atrações mais visitadas.
Canela vira a Cidade da Fotografia
A jornalista Liliana Reid e o fotógrafo Fernando Bueno mudam-se para Canela para lançar o Canela Foto Workshops, o evento que durante 15 anos colocaria a cidade no calendário dos eventos fotográficos nacionais e internacionais atraindo a participação de estudantes e dos principais fotógrafos do Brasil e do mundo. Com exposições em toda a cidade, palestras, aulas e confraternizações ocupando os hotéis, durante os dias de sua realização colocava Canela na mídia nacional.
IECLB comemora 75 anos - No dia 13 de novembro de 2002, em comemoração aos 75 anos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com auxílio de membros da comunidade foram trocados os bancos do Templo por poltronas e atrás do altar instalada uma pintura retratando o Batismo de Jesus. A Comunidade Evangélica São João de Canela oferece várias atividades que envolvem seus membros: grupo da OASE, Culto Infantil, Grupos de Oração e Estudos Bíblicos, Café dos Homens, Curso Alpha, Grupo de Louvor Jovem, Presbitério, e programas de rádio.
A TAM Viagens, e a Brocker criaram um projeto de desenvolvimento do turismo através de Workshops e Famtours, trazendo agentes de todo o Brasil para conhecer a Região das Hortênsias, os Aparados da Serra e o Vale dos Vinhedos. Foi um trabalho da iniciativa privada com as prefeituras que gerou milhares de visitantes e contribui para o desenvolvimento do setor nas comunidades que precisaram aperfeiçoar seus equipamentos.
2003
Chocolate com Pimenta
A partir de fevereiro de 2003, aproximação com a Secretaria Estadual de Turismo, com representantes de Canela na elaboração do Planejamento Estratégico da SECTUR. A ACIC participou ativamente da mobilização para viabilizar as gravações da novela das 18 horas da Rede Globo "Chocolate com Pimenta", em Canela e Região.
Projeto Raízes
De 20 a 24 de maio como resultado do XI Encontro dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha a comunidade de Canela foi reunida para o evento Raízes de Canela onde as pessoas contaram as histórias de suas famílias. O esforço resultou no livro Raízes de Canela, organizado pelo pesquisador e escritor Pedro Oliveira e por Vera Lucia Maciel Barroso, de onde tiramos várias citações, histórias e informações para este livro. Raízes de Canela que pode ser encontrado na Biblioteca Pública da cidade e conta a história de muitas das famílias canelenses.
Inaugura o Alpen Park em 1° de agosto
Entre vales e montanhas, o Alpen Park conta com 15 brinquedos e atrações para todos as idades, como montanha-russa, trenó, cinema 4D, arvorismo, tirolesa, mini rider, quadriciclo e muito mais. Aventura e diversão para toda a família.
A Missão Barcelona promovida pela entidade Turismo de Barcelona foi um marco na qualificação da Região das Hortênsias. Uma caravana de empresários e representantes de prefeituras, sindicatos, associações comerciais, Sebrae, Visão- Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, do Convention Bureau e da UCS seguiram com destino a Barcelona para conhecer o funcionamento do Consórcio criado pela municipalidade local, pela Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Barcelona e pela Fundação Barcelona de Promoção, com o objetivo de buscar novos conhecimentos em gestão de destinos turísticos. Muito dos recursos e atrativos que vemos aplicados atualmente, como o show de luzes e águas dos espetáculos natalinos e o próprio BusTour foram idéias trazidas dessa viagem. Entre os empresários de Canela estavam Any Brocker representando a Brocker Turismo e Ismael Viezzer pela Prefeitura de Canela.
2004
Cinquentenário do CTG Querência
Criação do Empório Canela – Ao deixar a pasta de Secretária de Turismo de Canela, a jornalista e empresária de eventos Liliana Reid dedicou-se a realizar um velho sonho: o de criar em Canela um lugar onde os visitantes se sentissem recebidos com a tradicional hospitalidade serrana. Um lugar com café, bolos, comidinhas típicas, livros e artesanato local. Um lugar para o turista chegar, ficar e fazer amigos. Foi assim que surgiu um dos pontos comerciais que virou referência da cidade até os dias de hoje: o Empório Canela.
Pousadas
É criado o Grupo de Pousadas da Serra Gaúcha, em uma iniciativa capitaneada pelo Sebrae, com o intuito de fortalecer os hotéis e pousadas da região e melhorar seus serviços e a qualificação de seus colaboradores. O grupo reúne 14 pousadas, de Canela, Gramado e Nova Petrópolis, facilitando promoções conjuntas, permitindo um planejamento e uma racionalização na divulgação do município, além de oferecer vantagens para os hóspedes, com um cartão chamado de Hóspede Vip, que dá descontos em diversos estabelecimentos da região.
Semana do bebê
No entorno da Casa de Pedra é possível ver alguns monumentos referentes a Semana do Bebê e Dia do Bebê, realizados desde 2000 em Canela. Idealizada pelo professor e médico Salvador Célia com o Dr. Odon Frederico Monteiro e o radialista Pedro Dias, ao longo dos anos foi assimilada pelo poder público e pela comunidade, por colocar a primeira infância no centro das atenções. O UNICEF acompanhou a experiência em vários momentos e identificou seu potencial agregador de políticas para a primeira infância e a capacidade de contribuir com os demais municípios brasileiros e outros países na promoção dos direitos dos primeiros anos de vida. O evento traz milhares de pessoas para gerar conhecimentos e valorizar, com muitas ações, a primeira infância. Amplamente divulgados, esses eventos se transformaram em modelo, gerando Programa Estadual para Proteção da Infância.
2005
Margarida Weber e o Alecrim
Em 2005 a família de Margarida Zanatta Weber adquiriu a propriedade de Nico Narciso, no Banhado Grande, para alguns anos após, juntamente com os irmãos Jorge Luiz e Maria Elisabete, abrirem a loja Alecrim, que vende artesanato e imagens sacras.
2006
Nasce o Caminho das Graças
Em 2006, na cerimônia religiosa mensal celebrada na capela Santa Cecilia, no Banhado Grande, Margarida Weber inspirada a partir de uma imagem de Santiago, trazida de Santiago de Compostela, na Espanha, apresentou aos moradores o projeto do Caminho das Graças. A ideia era doar às famílias o santo de devoção delas, e estas se responsabilizarem pela construção de um capitel defronte as residências. Logo o projeto tomou proporções muito maiores do que esperava e foi necessário ir em busca de patrocínio. No dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, as imagens foram abençoadas e colocadas em cada casa pelo Pe. Edson de Mello, junto com uma placa contendo a data de sua festa e uma oração. Nascia assim, o Caminho das Graças e a casa de madeira com seus ricos detalhes virou um dos pontos de referência deste roteiro. Com um percurso de 7 km, desde o parque do Caracol até próximo ao Parque da Ferradura, é formado por mais de 80 capelinhas, localizadas em frente às propriedades rurais. Cada oratório é em homenagem ao santo de devoção da família correspondente, com o intuito de agradecer as graças alcançadas pelos moradores e pelos visitantes.
O projeto inaugurou como atração turística em 2015. Ao longo de 2km, encontram-se capelinhas erguidas pelos moradores da região em devoção aos seus santos prediletos. São 44 imagens colocadas em frente às casas. O ponto final fica na capela de Santa Cecília, aberta nos finais de semana.
Ricardo Mentz e as sequoias uma das maiores coleções de coníferas do mundo onde pode-se ver as sequoias e a ginkgo biloba a espécie viva de árvore mais antiga do planeta.
Enquanto nos for permitido trabalhar por este fim, faremos desta terra, um paraíso. Isto tudo para que com minha querida Osmilda, companheira no amor e esperança, tenhamos paz na velhice. É um ideal que nós vivemos e se tiver um aproveitamento material para a nação então ele não foi em vão!”
Parque das Sequoias tem 70 anos de história. Encravado em meio à mata nativa de Canela, na Serra Gaúcha, o parque é uma das maiores coleções de árvores de todo o mundo, possuindo exemplares de sequoias e metasequoias – as espécies de árvores mais altas do mundo. Saiba um pouco mais sobre sua história:
Nos idos de 1945, Curt Mentz e sua esposa Osmilda adquiriram esta área, construindo uma casa de veraneio no estilo bávaro, ajardinando as imediações com árvores características do estilo, as coníferas.
Havendo no todo, áreas desmatadas, surgiu a ideia de implantar um reflorestamento. Nossa região na época era explorada por serrarias para exportação e por uma fábrica de celulose que utilizavam basicamente o pinheiro, que tem o crescimento lerdo.
Numa pesquisa sobre reflorestamento no hemisfério norte verificou-se a opção de diversas coníferas para a produção de madeira, celulose, lenha, carvão, breu, vernizes, álcool e outros subprodutos.
Como a intenção não seria de um reflorestamento industrial, por não haver área para tal, e somente seria aproveitado pelos filhos ou netos, o ideal teria que ser maior e a opção deveria ter um cunho científico para ser aproveitado pelo estado e pelo país.
Curt partiu então, com apoio da esposa e dos filhos, para um ARBORETUM, escolhendo dentro do grupo das coníferas as espécies que respondessem rapidamente as necessidades do país, gerando uma verdadeira coleção para pesquisar quais delas dariam resultado no mais curto prazo.
Já em 31/03/1949 chegava o primeiro lote de sementes de Paris, lá adquiridas por um primo num estabelecimento especializado. Em seguida, foram adquiridas espécies da América do Norte a partir de um fornecedor em Nova York, bem como da mesma forma, espécies da América do Sul em Buenos Aires. Bem mais difíceis foram as espécies da América Central, Oceania, Ásia, e África, mais adequadas ao nosso clima. Porém, geraram mais emoção, pois formou-se um relacionamento internacional a base de trocas.
Curt se valeu de ser “companheiro” do Rotary Club Internacional, pois sendo as comunicações da época precárias, tudo era feito por correspondência e a base de favores, utilizando o dito companheirismo. Assim, encontrou fornecedores no México, Cuba, Índia, Japão, Austrália, etc., tendo que se valer muitas vezes de companheiros no norte e nordeste do Brasil para fornecer as trocas de sementes não existentes aqui no sul.
2007
Ricardo Campos Mentz e Paulo Roberto Drechsler assumem respectivamente a presidência e vice-presidência da Associação Comercial e Industrial de Canela- ACIC, por ausência de chapa para concorrer, ficando até o mês de abril quando André Stopassola
A Fantástica Fábrica de Fazer Arte
O cenário do encontro de Lisiane Urbani e Rodrigo Cadorin só poderia ter sido os bastidores de um grande espetáculo e sua melhor obra juntos, além das filhas Rafaella e Bibiana, foi a criação, em setembro de 2007, da D’arte Multiarte, uma empresa especializada na criação, produção e execução de espetáculos, cenografias e humanização de cenários. Misturando música, dança, teatro, circo e tecnologias, a D’arte transforma suas criações em grandes e inéditas produções artísticas realizando atualmente mais de 500 shows por ano com um elenco base de 50 artistas para as mais variadas performances. Tem em seu portfólio espetáculos consagrados como Korvatunturi, Bellepoque, Simplesmente Natal, Uskoa e A Fantástica Fábrica de Natal. Também mantém um espaço multicultural onde são ministradas aulas de diferentes modalidades artísticas e o projeto social Academia de Arte e Cultura em Canela.
A Brocker em Gramado
Canela e Gramado vivem do turismo e são destinos praticamente inseparáveis. O turismo não aceita rivalidades e sim a soma de atrativos e recursos, pois o objetivo principal é agradar e atender bem ao visitante. Comungando desse espírito Any Brocker e suas duas sócias, a irmã Luiza Brocker Boeira e a amiga Carlise Bianchi, inauguram em 2007 a primeira loja da empresa em Gramado. O receptivo da região estava precisando de um ponto de apoio para atender todas as necessidades dos turistas, sejam clientes da Brocker ou não.
A Brocker em Porto Alegre
Encantar o turista já no desembarque e facilitar seu acesso à serra oferecendo traslado acessível foi mais uma maneira encontrada pela Agência para aprimorar a arte de bem receber. Neste ano, a Brocker Turismo colocou sua estratégica loja no desembarque do Aeroporto Salgado Filho, sempre aberta no horário de chegada dos voos.
2009
A Casa Francesa
Em outubro de 2010 Fréderic e Mariane Onraet trouxeram para Canela um pouquinho da França, dos costumes, da cultura e da qualidade dos produtos para inaugurar a primeira e única padaria autenticamente francesa da cidade. Mais tarde, em 2016, abriram a Boulangerie em estilo da Provance com atendimento aberto ao público.
Abílio Brocker o imigrante alemão que marcou presença no início do turismo do Caracol foi homenageado pelas netas que batizaram com seu nome o moderno edifício da esquina da Borges de Medeiros com Coronel Diniz, para onde a agência da Brocker Turismo se mudou, em pleno coração da cidade. Abílio foi um anfitrião da cidade como comprova a carta recebida de duas turistas que foram ciceroneadas por ele. (trechinho da carta em destaque)
Renata Brocker Boeira e Patricia Reis foram as arquitetas responsáveis pelo novo edifício que abriga a Brocker Turismo. A encomenda que receberam foi a de criar um espaço amplo, que privilegiasse os colaboradores e que tivesse grande aproveitamento de luz natural. O projeto ganhou também efeitos luminotécnicos que ajudam a embelezar a cidade a noite.
Monã Centro de Estudos Ambientais
A Monã Centro de Estudos Ambientais surge em 2009 como uma iniciativa do complexo Castelli com o propósito de desenvolvimento de recursos humanos, dentro de uma visão de agroecologia aplicada, enfatizando os princípios de sustentabilidade, de educação ambiental e do não uso de agrotóxicos no manejo da terra.
Comments