2010
A Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco, de Canela, no RS foi a vencedora (1º lugar) do Prêmio Sesi de Qualidade na Educação (PSQE), na categoria escola pública, competindo com 75 escolas de todo o Brasil, em 2010. Os jurados escolheram a escola de Canela pelo projeto pedagógico que envolve 12 disciplinas na escola, no Centro Ecológico e no Centro Agrícola, mantidos com a ajuda dos pais dos alunos. A instituição foi reconhecida no Brasil como Escola Pública Referência em educação de Tempo Integral e modelo de Projeto Educacional com participação efetiva da comunidade.
01. O MP3 faliu as gravadoras;
02. A Netflix quebrou as locadoras;
03. O Booking complicou as agências de turismo;
04. O Google fechou a Listel;
05. O Airbnb prejudicou os hotéis;
06. O WhatsApp complicou as telefônicas;
07. As Mídias Sociais atrapalharam os Jornais;
08. O Uber transformou a vida dos Táxis;
09. A OLX acabou com os classificados;
10. O celular aposentou as câmeras fotográficas;
11. A Zipcar concorre com as locadoras de veículos;
12. A Tesla atrapalha as montadoras de carros;
13. O E-Mail reduziu o trabalho dos Correios;
14. O Marketing de Rede vai acabar com o comércio de rua;
15. O Spotify acabou com os CDs.
2012
Canela ganha voz e espaço com dois novos jornais para a comunidade
O Jornal Nova Época volta sob nova direção.
Quando devolvemos ao leitor de Canela e Gramado o Jornal Nova Época, no dia 1° de junho de 2012, devolvemos, também, a auto estima, o orgulho e a fé na nossa cidade e região! Criamos um jornal totalmente diferenciado na forma e no conteúdo, com jornalistas e colunistas escolhidos a dedo, com pautas e matérias extremamente conectadas com os interesses dos leitores. Os Canelistas foi um grande exemplo disso, marcando época na preservação da memória viva da comunidade e que gerou mais de 300 entrevistas e dois livros publicados. Os cadernos especiais também são um grande diferencial, mostrando a pujança de nossas empresas e setores importantes, como turismo, gastronomia, construção e educação.
Seja nas capas impactantes e matérias exclusivas, ou na correção ortográfica e na independência editorial, o Nova Época segue vivo no coração da comunidade pela sua credibilidade e capacidade de representar sua história e suas conquistas! Nova Época é sinônimo de jornal que habita a memória atávica do canelense.
Marina Gil – Diretora do Jornal Nova Época
Folha de Canela
A Folha de Canela nasceu do sonho do jornalista Francisco Rocha, que iniciou suas atividades em comunicação na cidade de Canela no ano de 1998. Desde então, Rocha vinha se dedicando ao jornalismo comunitário, trabalhando em órgãos públicos, veículos de comunicação da região e atendendo empresas, prestando serviços de jornalismo e editoração gráfica.
Em janeiro de 2012, decidiu que era o momento de dar um novo passo em sua carreira, abandonou 13 anos de concurso público na Prefeitura de Canela, e fundou a Folha de Canela.
O primeiro exemplar circulou em 08 de março de 2012, com o slogan “Um olhar diferente sobre a cidade”.
O semanário se consolidou como importante veículo de informação de Canela e Região.
O grande diferencial da Folha é ter nascido híbrida, com edições impressas e força no virtual. Até hoje, o Portal da Folha é a maior presença digital entre os noticiosos das Hortênsias.
Com diversos colunistas de opinião, é conhecido como defensor de causas populares e por trazer sempre reportagens exclusivas. Suas denúncias ajudaram diversos leitores a ver situações que pareciam sem solução terem um desfecho feliz.
Nasceram os eventos Destaque Folha e Profissionais do Ano, marca da credibilidade da Folha de Canela, que se orgulha em ser uma empresa familiar, tendo o proprietário majoritário, jornalista Francisco Rocha, seus filhos Filipe Rocha (repórter e gerador de conteúdo de mídias sociais) e Sérgio Rocha (designer, arte finalista e gerador de conteúdo de mídias sociais) e sua esposa Elisabete Schons (colunista e administradora).
A Folha trabalha agora no desenvolvimento de um canal de vídeo para a região, que funcionará paralelamente ao jornal impresso e ao portal na internet. Atualmente, a empresa é detentora da marca Jornal de Canela, título que chegou a circular durante algum tempo, paralelamente à Folha, e que deve voltar em breve.
Francisco Rocha, diretor da Folha de Canela
2013
O Bustour é lançado durante o Festival de Turismo de Gramado. Com o slogan “Vista de cima a serra é mais bonita” o Bustour teve inspiração europeia, mas foi projetado para a região, ligando atrativos, lojas, restaurantes, hotéis e eventos com conforto e segurança, além de permitir ao turista subir ou descer várias vezes nas paradas de sua preferência. O Bustour teve aprovação total e ganhou prêmios da secretaria Estadual de Turismo e do Trip Advisor – o maior site de informações turísticas do mundo.
2015
A Brocker Turismo chega aos 20 Anos colecionando muitas histórias para contar. Criou em Gramado que é porta de entrada para a maioria dos turistas, uma loja conceito, um supercentro oferecendo tudo que o viajante possa precisar: reserva de hospedagem, compra de passeios, aluguel de carros e bicicletas, traslados, e inclusive compra de tickets para espetáculos não só da serra, mas de outras cidades também.
Lançou o Bustour, criou uma frota de mais de 50 veículos, entre ônibus, micro-ônibus, vans e carros especiais executivos de luxo e carros para locação. Lançou vários pacotes exclusivos desde Turismo corporativo, turismo exótico e de luxo, grupos de todos os tipos até consultoria de viagens personalizadas.
A brocker também entrou na área de eventos atuando na logística de congressos e feiras em todo o Brasil. Foi também pioneira como empresa de receptivo em incluir os Ingressos do Natal Luz e do Sonho de Natal entre seus produtos turísticos possibilitando não só o fomento dos eventos como conforto e economia de tempo para os turistas que não precisaram mais perder horas nas filas para comprar ingressos. E consagrando sua trajetória criou em 2006 o Troféu Infinito como uma forma de materializar em uma estatueta o reconhecimento da Brocker Turismo às operadoras e parceiros de todo o Brasil pelas excelentes vendas do produto Serra Gaúcha.
2016
Centenário do Grande Hotel Canela
A história centenária do Grande Hotel Canela está profundamente ligada à história de João Corrêa e da própria cidade fundada por ele. É o único Hotel do Brasil que permanece sob a direção da mesma família que o criou. O Grande Hotel foi palco de fatos marcantes da história do município como a Sessão em que Canela foi catalogada 6° Distrito de Taquara em 1926. Desde sua fundação, o Grande Hotel Canela tornou-se um local conhecido no estado e no país devido ao grande número de eventos e hóspedes que recebeu sempre com ênfase nas suas características essenciais como o clima familiar e o espaço inserido em ambiente natural preservado. O ano do Centenário foi repleto de comemorações, homenagens, eventos e um livro que reúne imagens, depoimentos e ensaios, desenvolvido por escritores, como Eduardo Bueno, Letícia Wierzchowski e Paula Taitelbaum, e importantes fotógrafos gaúchos. O livro aborda não apenas a história do empreendimento e da família, mas também a chegada do trem e o início do turismo de veraneio.
Lançamento do Livro Uma História de Canela
Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
O canelense Roberto Schmits disputou os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro na modalidade fossa olímpica - tiro ao prato.
Jovens empreendedores
Lucas Dias, neto de Pedro Dias assume a direção da Rádio Clube de Canela seguindo o legado do avô, mas dando nova personalidade, condizente com o público de sua época.
2017 – Catedral Iluminada - Eleita por um site de notícias como uma das sete maravilhas do Brasil em 2010 e apontada em 2016 como uma das 10 melhores atrações turísticas do Brasil, a Igreja acabou ganhando um sistema de iluminação externa noturna permanente, inaugurado em agosto de 2017. Assinado pelo engenheiro light designer Edvaldo Peixoto, o sistema de iluminação proporciona um show de luzes coloridas durante sete minutos, sendo que a cada um minuto ela muda de cor, acompanhado de música orquestrada. O evento de inauguração teve show do padre Fábio de Melo.
Pão e Arte
O Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais dá início a uma charmosa parceria com o espaço que já conquistou Canela: a Casa Francesa. A renomada Boulangerie chefiada por Fréderic Onraet e Mariane está localizada em uma das rotas mais famosas da cidade – o caminho para o Laje de Pedra. No Mezzanino da Casa Francesa inaugurou a primeira galeria fotográfica de Canela com estrutura profissional para receber exposições de renome nacional e internacional. Foi o início de uma parceria que une arte a gastronomia.
2018
Casa Auxiliadora 40
Inaugura em agosto o primeiro piso da obra da Casa Nossa Senhora Auxiliadora. Adquirido pelos empresários Rafael Zílio e Patrícia Piccoli, donos da Mãos do Mundo com o intuito de recuperar o prédio e resgatar a história de Canela, o edifício do antigo Ginásio que se encontrava em estado de abandono, ganha nova vida ajudando a embelezar o entorno da Catedral, abrindo um novo capítulo para o progresso e desenvolvimento da cultura da cidade. A esse empreendimento somam-se também a loja Mãos do Mundo de Gramado, a Casa Ermelinda e o Galpão Mãos do Mundo onde também funciona o Containner Bistrô e o Restaurante Dile Valduga na frente da Igreja.
Vendida a antiga Casa dos Fleck e a área do entorno, para uma empresa que vai transformá-la num empreendimento turístico e cultural do município. A herdeira que vendeu o imóvel, Maria Clara Fleck Gomes, manifestou nas redes sociais: “...tudo tem o seu tempo e o dela, na nossa vida, passou. Sua missão agora será outra. A empresa que adquiriu a propriedade saberá dar a ela uma utilização atualizada e social e a cidade ganhará mais um projeto relevante para o desenvolvimento de Canela, que é o que meu avô, Ernani Fleck e minha mãe, Suzanna Fleck Gomes, dois canelenses de coração, gostariam que acontecesse. E foi em homenagem a este sonho deles, que me despedi da propriedade com um sorriso desejando a ela, muito sucesso”. No ano de 1991 o prédio foi tombado como Patrimônio Cultural do Município.
Illumination Bustour
A inspiração foi trazida de Paris, mas o passeio pelas ruas iluminadas de Canela e Gramado, reunindo os turistas, veranistas e moradores sempre foi a atração mais esperada da época natalina. Agora com o Bustour Illumination as pessoas podem fazer o passeio de um ângulo diferenciado, visto de cima no passeio o visitante tem a oportunidade de contemplar o trajeto ao som de músicas natalinas disponíveis em um áudio visual do veículo.
Personalidade em destaque
Quem: Elias David da Rosa, nascido em 2 de maio de 1969. Casado com Adriana Sander Kohlrausch, pais de Mariana, Júlia e Camila
Naturalidade: Tanto Elias quanto Adriana são canelenses
O que faz: Diretor e Produtor, acima de tudo é um mestre em criatividade e domina a arte da iluminação de um espetáculo como ninguém. Como ator também não deixa por menos e no passado colecionou três troféus do Festival de Teatro de Canela. No seu currículo estão produções para TV, audiovisuais em Porto Alegre, passagem pelo Departamento de Cultura da Prefeitura, pelo Festival de Bonecos de Canela, Semana Santa, e imprescindível e laureada presença em quase todas as edições do Sonho de Natal.
Comments