Olmiro, o guardião da memória de Canela
Antônio Olmiro dos Reis nasceu em São Francisco de Paula no dia 1° de novembro de 1944 e aos 3 anos veio com seus pais para Canela, de onde não saiu mais. Estudou no ginásio das irmãs Bernardinas, fez curso em Caxias do Sul, e trabalhou como contador em várias empresas. Em 1° de abril de 1989 comprou a gráfica Ka e Lá que pertencia a ........... A data de seu primeiro empreendimento tinha mesmo que ser curiosa, como todas as curiosidades que ele gosta de colecionar. O filho do seu Alzemiro Boeira dos Reis e de dona Olga Voges dos Reis, sempre se interessou por imprimir no tempo as memórias da vida, cuidando para que não se perdessem e não podia ter achado um trabalho mais adequado. Olmiro casou-se com Haidi Anete dos Reis, cuja família paterna, os Dal Ri, ficou famosa e eternizada pelo bisavô que era um dos verdadeiros personagens da obra O Quatrilho. Olmiro e Haidi sempre participaram intensamente na vida religiosas, artística e cultural da cidade, atuando em peças de teatro, organizando bailes, e animando festas com grupo artístico Ka&Lá ao lado de outros quatro casais canelenses.
A gaita da conceituada fábrica canelense Sonelli que animou muitas serenatas e bailes do CTG virou companheira inseparável até os dias de hoje. Sua curiosidade por conhecer as histórias da cidade o tornou fiel depositário de documentos esquecidos em fundos de gaveta ou que as pessoas lhe entregavam na esperança de que pudessem ser úteis para seus livros. E os livros foram muitos e ainda serão, pois Olmiro é nossa ponte de acesso ao passado e não há quem não precise consultá-lo se quiser escrever algo sobre Canela.
Autor e co-autor de vários livros que resgatam a história de Canela, Olmiro já está aposentado e dedica sua vida a reunir e colecionar o mais completo acervo de documentos, fotografias, registros e coleções de assuntos sobre o Município e seus habitantes. Olmiro e Haidi são avós de ...... netos e três filhos, Fernando é piloto e mora no exterior, Daniel atualmente é o responsável pela gráfica e Patrícia tem escritório de arquitetura.
Curiosidade
O seu Eduardo Luiz Dal Ri, entre outras coisas fabricava as famosas Camas de Gaita. Não havia galpão ou casa da colônia que não tivesse uma fechada no canto da sala para oferecer pouso aos viajantes.
コメント