A Oficina de Ernesto Urbani
- Almanaque de Canela
- 18 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.
Dois anos depois de se casarem sob as bênçãos de Santo Antônio, durante as comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana no Brasil, Ernesto Urbani e sua esposa Otilia Menegon Urbani saíram de Veranópolis para empreender uma viagem de três dias em lombo de cavalo, até Canela, a cidade que escolheram para viver.

Ernesto aprendera o ofício de mecânico de máquinas a vapor com seu pai, o imigrante italiano Giuseppe Urbani, chegado ao Brasil em 1895. Com a chegada do trem em Canela, a cidade prometia um futuro de muito trabalho e progresso para seus três filhos, Omar, Benito e Hermes.
A região possuía cerca de 35 serrarias e o trem de carga fazia todo o transporte das madeiras. As serrarias eram movidas por grandes máquinas, chamadas locomóveis, que usavam o princípio da força motriz gerada pelo vapor. Em sua oficina, Ernesto consertava e dava assistência para os locomóveis destas serrarias, além da manutenção de máquinas e ferramentas.

Mais do que uma especialização, trabalhar fundindo metais transformando-os em máquinas foi uma arte que Ernesto passou para seus filhos, os inventivos criadores do Parque Mundo a Vapor, onde as máquinas foram reproduzidas em miniaturas que contam a história do progresso da região.
Comments