top of page

A Trombini em Canela

Atualizado: há 7 dias

A FACELPA

Em 31 de março de 1939, foi instalada em Canela a primeira fábrica de celulose ao sulfito da América Latina. Os proprietários foram os irmãos Emílio e Willy Dienstmann. O local escolhido foi uma baixada rica em araucárias, cortada por um riacho que fornecia água em quantidade suficiente para a indústria. À frente da Instalação da Fábrica de Celulose e Papel S.A., a FACELPA, estavam o engenheiro alemão Hermann Haberland e o técnico Oscar Heckmann. A fábrica contribuiu muito para o desenvolvimento de Canela, que ainda não estava emancipada.


O maquinário vinha do exterior, pois no Brasil não existia similar. Parte da celulose produzida era exportada para diversos estados e para países da América. O papel fabricado era aquele que se usava para embrulhar o pão e o tipo Kraft. O bairro Celulose foi, durante anos, o mais populoso de Canela e mantinha negócios de comércio, grupo escolar, igreja e centro de lazer.


A Trombini

Em 1973, o Grupo Industrial Trombini adquiriu o controle acionário da antiga FACELPA. Três anos depois, a empresa começou a produzir papel para embalagens. Este novo produto teve como matéria-prima exclusiva papéis reciclados chamados neste mercado de “aparas de papéis”. Atualmente a Trombini Embalagens conta com mais de oito décadas de história no setor de produção de papéis, e fabrica papéis destinados às indústrias de embalagens de papelão ondulado, utilizando 100% de matéria-prima reciclada.


A história de sucesso da Trombini começou em 1941, quando o paranaense Mirtillo Trombini deixou seu emprego, decidido a abrir a própria empresa. Em 1945, ele e seus irmãos começaram a expandir o negócio, até que, em 1962, construíram juntos um grupo industrial com máquinas de fabricação de papel. A partir disso, foram aumentando sua área de atuação e abrindo fábricas fora do Paraná, se tornando uma das maiores empresas do setor no Brasil. Tudo isso foi possível graças aos investimentos constantes nos mais modernos equipamentos e tecnologia, além da formação de uma equipe capacitada para tornar a Trombini uma referência em competência e competividade no mercado.


A matriz da Trombini fica em Curitiba, em um parque industrial com três fábricas e um centro administrativo. Há também duas fábricas em Fraiburgo-SC, uma em Farroupilha e uma em Canela, além dos escritórios de vendas espalhados pelo Brasil e de três Unidades Florestais, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em Canela, possui cerca de 150 colaboradores diretos e 30 colaboradores terceirizados fixos.

A Fábrica da Trombini em Canela nos dias de hoje
A Fábrica da Trombini em Canela nos dias de hoje

No Rio Grande do Sul, é uma das maiores empresas de reciclagem de papel, consumindo cerca de 260 toneladas de aparas de papel por dia, com uma produção estimada em 230 toneladas de papel por dia. Com a visão de ser uma empresa sustentável, a Trombini cumpre orgulhosamente com sua missão de gerar valor de forma comprometida e eficiente ao fornecer soluções em embalagens de papel.


Para obter essa longevidade e sucesso em suas atividades, a Trombini revela alguns valores que fazem parte das grandes corporações. São eles o respeito com a comunidade, com os colaboradores, com o meio ambiente, organização, segurança além de muita dedicação, qualidade e produtividade.


A Trombini foi homenageada pela ACIC no dia 28 de março de 2025, em reconhecimento aos seus 84 anos de trajetória. A cerimônia aconteceu no Esporte Clube Serrano, durante a celebração dos 80 anos da associação, reunindo empresários e a comunidade em uma noite de reconhecimento e história.


Durante o evento, Lisi Berti e Guga Freitas apresentaram o espetáculo Rádio ACIC, uma homenagem especial à Trombini, relembrando momentos marcantes de sua história por meio da música e com muito bom humor. Confira no player abaixo!

Rádio ACIC









Trombini na Rádio ACICLisi Berti e Guga Freitas

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


A  CONSTRUÇÃO DESTE SITE CONTOU COM O APOIO DAS EMPRESAS APRESENTADORAS QUE TAMBÉM SÃO PROTAGONISTAS DESTA HISTÓRIA:

88.5.png

Que tal ouvir a Clube     enquanto navega?

  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook

©2024 por Almanaque de Canela. 

bottom of page