O Século XX foi o século caracterizado pelos avanços tecnológicos e compreendeu o período de 1° de janeiro de 1901 à 31 de dezembro do ano 2000.
Em 5 de fevereiro de 1936,
Charlie Chaplin lançou
"Tempos Modernos"
em pré-estreia nos EUA.
Ele dirigiu o filme e
interpretou o
papel principal.
1903 – 28 de março
Aproximadamente 20 anos depois de ter conhecido e se apaixonado pelos campos e matas da região, o Coronel João Corrêa Ferreira da Silva comprou do Capitão Felisberto Soares de Oliveira, uma área de 19.862.950 m² em Canela. Cinco anos depois, em 1908, finalmente consegue comprar de Ignácio Saturnino de Moraes, mais 18.968.000 m². Com essa quantidade de terras, tornou-se praticamente o dono do Campestre Canella.
O percurso, na zona rural de Canela, seguia o traçado das primeiras picadas que davam passagem aos desbravadores, a pé ou a cavalo, que subiam do Caracol em direção ao Campestre Canella e que depois deram espaço às carretas de mulas e bem mais tarde aos caminhões na tarefa de puxar as toras de madeira para comercialização. Quase tudo era carregado em lombo de mulas ou em carretas puxadas por bois e era comum as tropas de gado passarem no meio das casas.
Uma das primeiras Serrarias, próxima ao Arroio Tiririca, de Jung e Secco foi vendida a Guilherme Wasem Filho e Pedro Carlos Franzen. Pedro Franzen que já era proprietário de uma Serraria na Sesmaria Machado, em Carlos Barbosa, estivera, em 1903, juntamente com João Corrêa visitando a região, e este sugeriu a ele que instalasse sua serraria no Caracol “...pois é um lugar onde tem grandes pinheirais e pretendo trazer o trem até aqui e promover o desenvolvimento” . Franzen se animou e comprou cinco mil hectares de terras, prevendo a possibilidade de prosperar e fixar ali sua família.
Os Casarões do início do século
Animados pelos sinais de prosperidade as famílias começaram a construir e se instalar no jovem povoado. Foi a época que surgiram os famosos casarões como a Casa Wortmann, a Casa Opptiz e o Castelinho do Caracol.
1908
A primeira escola de Canela, a 46ª Aula do Saiqui, como era conhecida, começou a funcionar em uma pequena casa de madeira que ficava localizado nas imediações do Saiqui, em terras que o professor Carlos Wortmann, herdara de seu sogro o Capitão Felisberto Soares. Segundo os cadernos de registro, as aulas tiveram início em 18 de junho de 1908 tendo Wortmann como professor e cerca de 30 alunos.
Comments