Neusa Martinotto: uma vida formando artistas
Formada em Educação Física e pós-graduada em Ginástica Rítmica e Dança, Neusa Martinotto era de São Francisco de Paula, onde tinha uma academia. Mas desde que veio para Canela, aos 35 anos, como acontece com quem conhece o lugar, tomou-se de encantos pela cidade e foi onde decidiu ficar, com o marido Airton dos Santos e os filhos Fernando Martinotto e Priscila Martinotto. Não precisou muito tempo para que se tornasse a referência em escola para todas as crianças que sonhavam em ser bailarinos. A Academia de Dança Neusa Martinotto de Canela, já mandou bailarinos para o exterior e até para o famoso Ballet Bolshoi, além de receber muitos prêmios nos Festivais de Dança e ser presença requisitada e obrigatória na abertura de grandes espetáculos. Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea foram as modalidades mais procuradas no início, mas Neusa sempre soube acompanhar os novos tempos, e com a virada do milênio incorporou aulas de sapateado, dança cigana, ballet fitness, ginástica artística, zumba, dança do ventre e arte circense com tecidos aéreos e lyras.
Seus filhos Fernando e Priscila cresceram com a arte no sangue, com seis e sete anos de idade já dançavam nos festivais e ao crescer, souberam aproveitar o legado familiar unindo seus saberes ao trabalho começado pela mãe.
Priscila faz produção artística e cultural de belíssimos espetáculos.
Fernando estudou eletrônica, tecnologia em gestão ambiental, correu mundo e na volta em 2004 montou a Oficina da Música, que ficava no mesmo lugar que a Brocker começou suas atividades abrindo oportunidade para quem quisesse aprender Acordeon, guitarra,baixo, violão,bateria,canto e técnica vocal,ukulele, piano e teclado, cursos de áudio, estúdio para gravações e ensaios, musicalização infantil, violino e muito mais.
Em 2005 tomaram a decisão de reunir as duas empresas no mesmo espaço, Fernando com a Oficina da Música Escola e Estúdio e a Academia Neusa Martinotto. Era o embrião de um grande e lindo projeto que tomou forma em 2015, quando assumiram o espaço que pertencera à loja de móveis da Mãos do Mundo e que acabou se transformando no Gazebo Cultural.
O Gazebo Cultural
O Gazebo é um incrível nascedouro de talentos e expressões artísticas. Nele estão reunidas duas das principais escolas de música e dança, a Oficina da Música e a Academia Neusa Martinotto e mantém suas portas abertas para que grupos e professores utilizem suas salas de aula. Mais do que um espaço cultural onde acontecem exposições, eventos, mostras, lançamentos, aulas de dança, música e artes marciais, é uma fonte inesgotável de energia criativa voltado para as artes, o ensino, o lazer, a convivência e as mais diversas experiências culturais. É o lugar onde artistas, bailarinos, músicos, alunos, professores e todos os que gostam de arte se reúnem uma vez por ano para a Arte da Virada, 12 horas ininterruptas e gratuitas de mostras e experiências artísticas. É o espaço que Canela precisava para dar vazão a tantos eventos e produzir talentos para as centenas de espetáculos que a cidade produz durante o ano.
Comments