João Corrêa nasceu em Santa Maria da Boca do Monte em 17 de fevereiro de 1863. Iniciou em Santa Maria a função de ferreiro e, aos 17 anos mudou-se para São Leopoldo ingressando como mestre-ferreiro nas oficinas da Estrada de Ferro Porto Alegre-Novo Hamburgo, dirigidas por uma companhia inglesa. Casou-se com Maria Luiza Frederica Burmeister com quem teve oito filhos. Em 1882, aos 19 ano, já casado e morando no Vale dos Sinos fez uma viagem a cavalo até o Campestre Canella, região ainda inóspita, habitada por poucos colonos e fazendeiros. O belo local despertou nele o desejo do progresso e o ideal de construir ali sua vida e de seus familiares. João Correa torna-se um apaixonado pela construção das estradas de ferro e por tudo o que elas eram capazes de transportar. Em 1889, com seu irmão Agnelo, que na época era diretor do Banco da Província de Porto Alegre, fundou a firma Irmãos Corrêa, responsável por grandes obras.
Em sua mente, o Campestre Canella manteve-se como um sonho e um objetivo, que ficou mais próximo quando o governo do Estado, em 1899, abriu concorrência para a construção da estrada de ferro que ligaria Novo Hamburgo a Taquara. Os irmãos Corrêa apresentam-se com sua folha de serviços já prestados ao Estado e, então, é concedida a eles a permissão para a construção da ferrovia. Em 1903 João compra terras do Fachinal de Felisberto Soares e em 1908 compra o Campestre Canella, mudando-se com a família em 1910. Em 1912 os Irmãos Corrêa empreitaram uma de suas obras mais audaciosas: a construção da linha férrea que ligaria Taquara a Canela. O grande desafio era construir a ferrovia serra acima e com muitos obstáculos, entre eles a grande quantidade de pedra basáltica no solo. Mas como João costumava repetir a seus filhos: - Nada é impossível de se fazer. E ele fez o trem subir a serra.
Em 16 de março de 1928, João Corrêa faleceu em São Leopoldo, vítima de um ataque cardíaco com apenas 65 anos. O comércio, repartições públicas e bancos foram fechados e o luto declarado. Em São Leopoldo, foi realizada uma cerimônia em sua homenagem e, em seguida, foi conduzido até a estrada de ferro, seguindo para Canela no trem que fora sua realização em vida.
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