top of page

O segundo morador do Canella

Atualizado: 7 de mar.

Em 1864, Guilherme Wasem recebeu autorização de Cândida Bella da Silva para residir na casa que estava abandonada há mais de 20 anos no Campestre Canella. Wasem conserta tudo, começa a plantar e cuidar de reses para seu sustento, e pretendia viver ali para sempre. Mas não foi o que aconteceu...


Em 1867 o Campestre Canella foi vendido e Guilherme Wasem e família foram forçados a sair de sua casa e se instalaram em outro local de grande beleza da Serra Gaúcha, onde não habitava ninguém e nem havia posseiros. Guilherme tomou essas terras por ocupação primária em época mansa e pacífica. Tempos depois, Wasem solicita a medição de suas terras, o que foi feito no decorrer de quatro dias, quando dezesseis marcos foram fixados. Porém, no mapa não consta a cascata por não ser necessário, por ser menos significativo que uma vertente, segundo comentários da época. Encerrando a medição foi calculada a área de 15.800.000 m².



As terras que pertenciam a

Guilherme Wasem são divididas entre Canela e Gramado pelo arroio do Caracol. Hoje mais ou menos 70% das terras ficam do lado de Gramado, mas a Cascata acabou ficando para Canela.

Comments


A  CONSTRUÇÃO DESTE SITE CONTOU COM O APOIO DAS EMPRESAS APRESENTADORAS QUE TAMBÉM SÃO PROTAGONISTAS DESTA HISTÓRIA:

88.5.png

Que tal ouvir a Clube     enquanto navega?

  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook

©2024 por Almanaque de Canela. 

bottom of page