top of page
Foto do escritorAlmanaque de Canela

Os que começaram

Atualizado: 8 de jul. de 2024

Guilherme e Barbara Wasem chegaram ao Caracol com seis filhos: Christina, Pedro, Guilherme Filho, Henrique Kilian, Paulina e Guilhermina. Donos de grande área no Caracol, os Wasem foram vendendo partes da terra para outros colonos que ali se instalavam. A madeira abundante prometia vida farta, - o ouro verde - como era chamado o dinheiro ganho a custa das árvores chamou as serrarias.

Vieram as serrarias, construiu-se uma escola, uma cancha de bocha, um bar, e o Caracol progrediu antes mesmo do Campestre Canella, graças à riqueza de seus pinheirais e ao crescente comércio da madeira. Naqueles anos, tudo era uma terra só, sem divisões, Gramado, Canella, Caracol, São Francisco, tudo pertencia a Taquara do Mundo Novo.


Os Wasem foram casando e dando origem a mais famílias e mais sobrenomes. Formaram uma riquíssima mistura étnica de alemães, italianos, descendentes de portugueses e índios criando uma comunidade de diversidades, unida por diferentes culturas e tradições que,  com muita garra povoaram as terras do Caracol e do Campestre Canella, até então quase desertas. Naquele tempo costumava-se ter muitos filhos - seis, dez, doze, dezoito e até mais. Era preciso povoar as terras, ter muitas mãos para o trabalho, lavrar a terra, atender a casa, ensinar as crianças...


É verdade, que a maioria dos imigrantes alemães e italianos que formaram a etnia serrana, veio para o Brasil fugindo da fome, da insegurança e da falta de perspectivas, mas, é também verdade  que vieram para ficar e trouxeram muitos conhecimentos. Vieram agricultores, seleiros, curtidores, engenheiros, ferreiros, carpinteiros, marceneiros, alfaiates, agrimensores e professores. Os colonos prestavam-se também para a agricultura, plantar milho, feijão, batata, abóbora, trigo, mandioca, centeio, além de hortaliças e árvores frutíferas. Tinham também pequenas criações de gado, galinhas, patos e porcos. E, certamente foi sua incomparável capacidade de trabalho que nos legou a cultura, as artes, as tradições, o folclore, os costumes e a culinária, os principais atrativos responsáveis pelo sucesso do turismo da Região.



2 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page