top of page
Foto do escritorAlmanaque de Canela

Pedro Franzen seu Castelinho do Caracol

Atualizado: 8 de jul. de 2024

Uma das primeiras residências da época é o famoso Castelinho do Caracol, construído por Pedro Franzen entre 1913 e 1915. Em meio a oficinas, carretas de bois, armazéns e ferrarias, a Família Franzen, já estabelecida em uma pequena casa de madeira , iniciou a construção da residência maior. As toras de araucária usadas na construção ficaram 6 meses mergulhadas nas águas do arrio Caracol, outro tanto em pé secando, para só então serem serradas e passarem outro tanto de tempo secando naturalmente ao sol. Isso fez com que a madeira se tornasse resistente contra as intempéries e principalmente contra o passar dos anos. Uma combinação de técnica e conhecimento. As aberturas são de cedro e ipê e o primeiro pavimento foi todo feito sem pregos, apenas com encaixes de madeira e longos parafusos. Na área do Castelinho tinha casas, escola, serraria, e a cultura alemã se refletiam em todos os hábitos da casa.


Hoje é um museu, de propriedade dos descendentes de Pedro Franzen, aberto a visitação. Retrata com perfeição como era a vida naquele século, com a reconstituição dos quartos, sala de jantar, sala de música, banheiro, cozinha e todos os utensílios da época.  O lugar também ficou famoso pelo delicioso chá de maçã acompanhado pelo Apfelstrudel  (receita da família) feito no fogão a lenha de 1915 que funciona até hoje.


No complexo turístico hoje existe serraria, galpões com carretas, casas de imigrantes alemães, móveis, antiguidades e produtos exclusivos para vender. Na parte externa está exposta a primeira casa da família antes do Castelinho ser construído, a serraria onde Pedro Franzen trabalhava, os galpões, o armazém dos serradores, a carpintaria com ferramentas, a casa típica de imigrantes alemães, um jardim com um cantinho para orações e uma área verde com o arroio Caracol nos fundos.


Pedro Carlos Franzen casou-se com Luiza Sommer, tiverem 6 filhos, Irene, Anita, Fernando, Alfredo, Cora e Ivone. Pedro Franzen foi Juiz de Paz na região do Caracol e tinha autorização para realizar casamentos. Relatos de parentes e amigos descrevem seu hábito de levar pinhões e plantar sempre que saia para os matos e roças. Nas terras dos Franzen, além da serraria tinha engenho de erva mate, pomares, hortas, cavalos, carretas, vacas leiteiras e grande número de empregados para os serviços pesados. Nos finais de semana a família recebia amigos para saraus ao som de piano, violão, violino e acordeão, cada instrumento tocado por uma das filhas. O Castelinho foi cenário de filmes e novelas famosas.


Anita, uma das filhas de Pedro, casou-se com Danton, filho de João Corrêa. Um dos filhos do casal, Luiz Fernando Corrêa, casou-se com Erna Bethge Corrêa e hoje, junto com suas filhas, são os donos do Castelinho que acabou por se transformar num dos principais pontos turísticos do Caracol.



4 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentit


bottom of page