Quem foi o Professor Wortmann?
- Almanaque de Canela
- 17 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de mar.
Carlos Theodoro Augusto Wortmann, filho de imigrantes alemães, nasceu em 1873. Casou-se com Francisca Soares, filha de Felisberto Soares, em 1895 em Hamburgo Velho e tiveram 18 filhos. Logo que casou, solicitou transferência para uma escola em São Francisco de Paula, para ficar perto da esposa e administrar as terras herdadas do sogro, localizadas na região do Saiqui, onde fez em 1908 a primeira escola de Canela e mais tarde mudou-se e fundou também a Escola Isolada do Canelinha.

A casa do Canelinha tinha uma sala grande e um estrado mais alto, no qual ficava o professor. Nessa sala, não havia divisórias e era quase toda ocupada pelas classes. Ali, os alunos agrupavam-se conforme o ano escolar em que se encontravam, podendo ser do 1º ao 4º ano.

Wortmann era uma pessoa educada, enérgica, organizada e lutou pela implantação do regime Republicano. Era um humanista, ajudou parentes da Alemanha na época da guerra e, com apenas 14 anos, foi a cavalo de Nova Petrópolis a Porto Alegre pegar remédios para uma epidemia de varíola. Gostava de escutar os noticiários no rádio, de escrever e de ler. Além de professor foi também inspetor, diretor, escrivão, fazendeiro, jornalista e industrial. Durante as aulas tocava violino, fazia teatro, recapitulava a aula no final do expediente, exigia cópia e caligrafia, contava histórias, gostava que os alunos lessem muito e combatia o racismo. Bonito, simpático, festeiro, acolhia em sua casa carreteiros e viajantes. Fazia de sua casa uma espécie de centro comunitário. Ali eram realizados os casamentos e batizados católicos. Gostava de suas plantações e de seus pomares. Excelente orador, em 1930, fez o discurso na inauguração por Getúlio Vargas da Usina da Toca. Faleceu em Canela em fevereiro de 1950.
Comments