A nossa Igreja Nossa Senhora de Lurdes considerada uma das 7 maravilhas do Brasil, sempre foi um motivo de orgulho e um marco para nossa cidade. Apesar de construída com muito empenho por todos os canelenses através de contribuições e sob o braço forte do Cônego João Marchesi, mas nunca conseguimos concluí-la internamente como merecia. Havia vazamentos críticos, infiltrações que comprometiam as paredes, as pinturas e por mais que se arrumasse o resultado não aparecia.
Conversando com o então Pároco Padre Varnei ele solicitou uma ideia de como melhorar, e começamos um enorme processo de pesquisa e recuperação, das paredes, telhados, calhas, e isso foram se estendendo para pisos, colunas, bancos, recuperação de imagens etc. Foram investidos recursos técnicos para solucionar os problemas, mas também queríamos que ela ficasse linda. Foi então que veio a etapa do revestimento das paredes com o papel liquido um processo inovador que conferiria também um melhor conforto acústico e térmico. Nas paredes usamos papel a base de algodão e nas colunas a base de pedra, totalmente ecológicos. Estendemos a recuperação para o piso, rodapés, base e meio das colunas com pedra basalto, e faixas de mármore preto. Aumentamos o perímetro das colunas, e adicionamos molduras e arabescos de gesso pintados com patina dourada. Resgatamos as antigas imagens da primeira igreja, recuperamos as pinturas e elas foram reconduzidas novamente aos altares. Santa Luiza de Marilac, primeira padroeira de Canela, depois substituída por Nossa Senhora de Lurdes. Santa Filomena, protetora da obra da atual igreja; São José; Santa Margarida de Alacoque; Santa Terezinha; Santo Anjo da Guarda. E foram adquiridas outras para complementar os altares. O túmulo do Cônego Marquesi foi refeito e um espaço dedicado a padroeira foi criado junto a uma oração a ela dedicada. Os selos dos evangelistas e os anjos foram repintados e realocados os bancos restaurados e também a nova iluminação e novo sistema de som. Somado a tudo isso a parte principal, a mesa do altar, uma pia batismal, todos em mármore travertino bruto.
A igreja com nova roupagem interna e lavagem externa estava pronta para ser novamente um espaço de acolhimento, recebeu também o acervo histórico de sua existência.
Com seu paisagismo e iluminação cênica merece o título que hoje carinhosamente lhe foi atribuído Catedral de Pedra, mais do nunca um oásis de recolhimento e oração, não é à toa que recebe a todos com os braços abertos na entrada de Canela.
Margarida Weber
Arquiteta e ex-Secretária de Turismo de Canela
Fotos Margarida Weber:
Comments