Por Eduardo Bueno
O novo lar de Guilherme Wasem – como sempre uma casa de madeira, pouco mais que uma cabana na mata – foi erguido nos peraus da margem esquerda do vale, “próximo à cascata do arroio do Caracol”. Por um breve período, a cascata foi batizada de Cascata Wasem, mas popularmente sempre tivera o nome do arroio, que lhe dá origem, repleto de meandros e volteios feito um caracol. A cachoeira era tão imponente que, ao contrário das corredeiras e pequenas cascatas utilizadas para mover moinhos e engenhos, essa não tinha utilidade prática alguma. Mas foi ali, perto do rimbombar das águas, quase na beira do abismo, que Wasen encontrou seu porto seguro, sua terra firme, o solo sagrado onde pode prosperar – embora ainda com modéstia e sempre com sacrifício – fincando desse modo e nesse lugar as raízes de Canela.
Sim, pois foi ali, às margens do arroio que une os municípios de Gramado e Canela, no local mais lindo de toda a Região das Hortênsias, que surgiria um diminuto núcleo urbano, com escola, igreja, cemitério, serrarias, madeireiras e até hotéis, pois a beleza cênica da cascata de mais de cem metros despejando-se no vazio, lançando seu véu esbranquiçado, rugindo em fúria e com todo o fulgor, começou a atrair visitantes para esse recanto ainda remoto e envolto em mistério.
Por isso, no momento em que Canela completa 75 anos como município emancipado, é mais do que justo e mais que hora de resgatar a saga do homem batalhador e sofrido que, após ser escorraçado dos campos altos, encontrou uma maneira de ficar por cima, instalando-se nuns fundões até então esquecidos e inexplorados. E agora que, além de ser vislumbrada do alto, a cascata do Caracol pode ser contemplada a partir de seu sopé por aqueles que se disponham a percorrer a trilha encravada no interior do vale da Lageana, a trajetória errante que transformou Wilhelm Wasun em Guilherme Wasem e fez dele um dos mais notáveis pioneiros de Canela, pode ser refeita. É uma jornada repleta de sombras, mas também cheia de luzes, cujo final feliz rimbomba na forma de uma multitude de arco-íris esvoaçantes que deixam o visitante encharcado de felicidade.
Comments