Em agosto de 1993, começava o Curso Feminino da Brigada Militar, em Canela. O sonho dessas 15 moças: ser policial militar. As pioneiras de Canela e Região das Hortênsias.
Na espera de completar a turma (deveria ter um número de 30 alunas), as aulas começaram com formação intelectual, psicológica, física e técnica. Além de noções de cidadania, relações públicas e história da cidade e região. Dia 29 de setembro: missa solene de ação de graças.
Dia 30 de setembro de 1994: A formatura. A tuma denominou-se “Turma Maria Quitéria”.
Nosso lema: “Homem e ser estão entregues reciprocamente um ao outro como propriedade, necessitam de um ideal e buscam na simplicidade da vida a realização de seus desejos. Oferecemos à sociedade o nosso valor e a esperança para que o futuro seja digno de harmonia e glória”.
O juramento: “Ao concluir o curso de formação de Soldado da Brigada Militar, assumo o compromisso de cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinada e dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, à preservação da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o sacrifício da própria vida”.
Texto de Solange A. Schley de Oliveira
Ex-policial – Canela/RS
Comments